Reiki em Animais
Introdução
O Reiki, uma antiga técnica de cura originária do Japão, tem sido reconhecido ao longo dos anos não apenas por sua eficácia em humanos, mas também como uma terapia valiosa para animais.
Baseado na ideia de que todos os seres vivos possuem uma energia vital circulante, o Reiki busca o equilíbrio integral, promovendo saúde, bem-estar e harmonia. Assim como as pessoas, os animais também enfrentam desafios emocionais e físicos.
Sejam eles estresse, ansiedade, traumas ou doenças, tais adversidades impactam profundamente seu bem-estar geral.
Introduzir práticas como o Reiki no cuidado de animais de estimação ressalta a compreensão de que eles, assim como nós, necessitam de uma abordagem holística para a saúde, que vai além do simples tratamento de sintomas físicos.
Ao considerar o Reiki como uma modalidade complementar no cuidado de animais, reconhecemos a importância de abordar o ser em sua totalidade: corpo, mente e energia.
Esta terapia não invasiva não apenas alivia dores e acelera a recuperação, mas também fortalece o vínculo entre o animal e seu tutor, criando um ambiente de confiança e compreensão mútua. A adoção do Reiki em animais reflete um movimento em direção a práticas de cuidado mais integradas e conscientes.
O que é Reiki em Animais?

Uma prática que vem crescendo muito nos últimos anos, sobretudo por conta da maior presença de animais domésticos, é o reiki em animais.
Mas, o que seria exatamente esta prática?
O reiki em animais é uma prática que trabalha a energia vital dos pets. Sabe-se que todos nós possuímos uma energia vital que transpassa nosso interior. O mesmo ocorre com nossos pets que amamos.
Algumas vezes, é comum que nossos bichinhos se encontrem em desequilíbrio interno, seja pelo ambiente um pouco mais caótico, ou por estresse. O primeiro passo, como tutores, é sermos capazes de reconhecer a mudança de comportamento.
Vocês também podem estar se perguntando… o reiki é somente para animais que estiverem com dores ou questões de comportamento?
Não! O reiki em animais também pode ser realizado nos que estão sadios. Esta técnica milenar japonesa apresenta a capacidade de alinhar nossos chakras (centros de energia internos).
Portanto, se você tem a disponibilidade de realizar este tratamento a seu bichinho, faça. Mas, é importante também você respeitar o seu espaço, aspecto que mestres reikianos treinados também estão acostumados.
Como fazer uma sessão de Reiki em animais

Já citamos que os bichinhos são extremamente sensíveis, certo? Pois bem, você como tutor deve levar em consideração anteriormente a uma sessão de Reiki.
Como nos humanos, as sessões de Reiki envolvem a transmutação de energia do mestre reikiano para o paciente. No entanto, os bichinhos são ainda mais sensíveis que nós, o que pode causar um afastamento inicial.
Caso isto ocorra, não se desespere! É normal que o bichinho sinta ainda mais a necessidade de criar confiança, sobretudo, em se tratando de uma pessoa estranha. Se o afastamento for muito brusco e ser acompanhado de uma certa agressividade, cancele a sessão ou considere tratar com outro mestre reikiano.
Esta prática exige um grande cuidado e carinho por parte dos tutores, para reconhecerem as demandas emocionais e o estado em que se encontram os bichinhos. Como na vida humana, existe um tempo e determinada sintonia para encontrarmos nossos mestres e terapeutas energéticos.
Considerando que agora você achou um mestre reikiano que se alinhou energeticamente a seu bichinho, pode iniciar o tratamento. Mas, vamos com cuidado! A confiança ainda é necessária.
Reiteramos alguns dos principais benefícios esperados da prática reikiana para animais (cães e gatos).
- Redução da Ansiedade
- Redução do Estresse
- Melhoras no Pós-Operatório
- Equilíbrio energético, emocional e espiritual.
Reiki na Prática e Casos Reais
O método de energização reikiano é recente, tanto em humanos, quanto em animais. No entanto, pesquisas mostram evidências muito positivas deste tipo de tratamento.
A Unifesp desenvolve uma série de pesquisas que confirma o potencial, em larga escala, da prática reikiana em idosos. Da mesma forma, alimenta-se ainda mais a curiosidade em realizar pesquisas em animais.
Um caso que ficou muito famoso no Brasil foi o do cãozinho Fubá. O animal sofria com dores e feridas aparentemente incuráveis, em função do lúpus e atopia.
Embora parecesse um caso sem perspectivas, a tutora procurou uma mestre em Reiki para iniciar as práticas, mesmo com pouca esperança. O resultado foi surpreendente.
Em algumas semanas, o cãozinho finalmente reduziu suas dores e teve grandes melhoras nas feridas da pele. Em poucos meses, a qualidade de vida do animal triplicou.
Estes casos apontam para a necessidade de verificarmos tratamentos complementares (e não substitutos) dos tratamentos convencionais.
É evidente que manter o tratamento tradicional é imperativo, mas tratamentos como o reiki, podem contribuir substancialmente com a melhora do quadro destes animais e trazer uma vida mais feliz.
Importância do Cuidado do Tutor, na Prática do Reiki
A energia é capaz de ser transmutada, independente de pessoas, animais ou objetos estarem no mesmo ambiente. Em função disso, podemos projetar este conhecimento para a prática de reiki, já que a mesma pode ser realizada tanto na presença física, quanto virtual aos bichinhos.
Um dos cuidados mais importantes nesta prática, na verdade, condiz com a energia interna do tutor ou reikiano. Quando estamos emocionalmente abalados, nossa energia tende a se tornar mais baixa, o que irá incidir diretamente sobre a percepção dos bichinhos.
Portanto, é recomendado que os tutores e reikianos se energizem antes da sessão. Esta prática é bastante íntima e sensitiva, o que exige cuidados proporcionais para haver bons resultados no tratamento.
Conclusão
O Reiki, uma terapia energética, apresenta múltiplos benefícios para os animais, abordando não apenas suas necessidades físicas, mas também emocionais e energéticas. Os animais, assim como os humanos, enfrentam estresse, traumas e diversas condições de saúde.
O Reiki auxilia no equilíbrio emocional, proporcionando uma sensação de paz e bem-estar. Além disso, ajuda na recuperação após traumas ou cirurgias, oferecendo alívio da dor e potencializando tratamentos veterinários tradicionais.
Uma das grandes vantagens deste método é sua natureza não invasiva, tornando-se uma alternativa suave e tranquila para os animais.
Além de promover saúde e equilíbrio, o Reiki também fortalece o vínculo entre animal e tutor, estabelecendo uma conexão mais profunda através do cuidado e cura.
Em suma, o Reiki representa uma abordagem holística e complementar no cuidado dos animais, evidenciando seu potencial no bem-estar animal.